Home Noticias (News) Manipulador COMAU instalado e funcionando!

Login/Logout

Busca no site

mod_vvisit_counterHoje:40
mod_vvisit_counterEsta Semana:81
mod_vvisit_counterEste mês:1531
mod_vvisit_counterDesde 21/05/10:231219

Manipulador COMAU instalado e funcionando! Imprimir E-mail
Escrito por Guilherme Pereira
Sex, 16 de Abril de 2010 19:50

No dia 12/03/2010 chegou à Escola de Engenharia o robô Smart Six, fornecido pela COMAU. Este robô, com seis graus de liberdade e seis quilos de capacidade de carga, foi adquirido pelo PDVA com recursos de um projeto FAPEMIG para auxilio a grupos emergentes de pesquisa.

O robô está sendo fornecido com um software especial (C4G Open) que permite o seu controle de baixo nível por um computador remoto com Linux e os módulos de tempo real RTAI e RTNet. O novo manipulador foi instalado no Laboratório de Eletrotécnica, no recem inaugurado Bloco 3 da EE, e será amplamente utilizado para ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

Entre os dias 5/04 e 16/04, professores e estudantes da EE participaram de um treinamento de manutenção, operação e programação do robô, que atualmente está completamente operacional. Veja alguma fotos:

Robô COMAU e controlador C4G

Profs. Guilherme e Bruno com o instrutor Anderson